sábado, 29 de janeiro de 2011

Novos olhares - Flavia Cobucci




Para inaugurar essa nova seção do blog, procuramos desvendar o universo da fotógrafa Flavia Cobucci (3ª finalista do "Concurso SEXY de Fotografia)! Nessa entrevista imperdível ela comenta a diferença de ensaios nus feitos por homens e mulheres; revela o que é o pecado; não entra na polêmica do Photoshop e escolhe uma modelo e cenário perfeito para um futuro ensaio de capa na SEXY. Confira!



1- Conte-nos um pouco da sua vida, dos seus gostos, hobbies, formação acadêmica, trajetória profissional, tempo de experiência como fotógrafo e projetos que está focado atualmente.

Minha vida ainda está menos agitada do que eu gostaria.Sou ariana, paixão e movimento são minhas palavras preferidas...Gosto de estar com meus amigos,com meu namorado. Adoro dançar,andar a cavalo, e viajar. Fotografar não vale nem falar...rsrs. Viajar e fotografar,então,é o casamento perfeito pra mim. Ainda vou realizar meu sonho,de correr o mundo, trabalhando com e para a fotografia!!



Durante muito tempo, estudei para agradar a todos da família, guardando minha vontade de ser fotógrafa para o momento certo. Sou comissária de bordo. Trabalhei na Rio Sul/Varig por 7 anos. Sou bacharel em Direito e tenhos Pós Graduação em Relações Internacionais.

Depois me libertei de tudo e virei artista! Comecei a estudar fotografia em 2008 e não pretendo parar nunca. Sou uma eterna aprendiz,com sede de conhecimento e paixão pelo desconhecido! Ainda tenho muito pra descobrir e meu foco é justamente esse! Gosto de fotografar pessoas (mulheres em particular). Cavalos são outra paixão! Meu foco é o mundo! Não me prendo a estereótipos...


2 – Quais são os fotógrafos que te inspiram?

São muitos, mas vamos a alguns nomes: Sebastião Salgado, Luiz Garrido, Márcia Charnizon, Claudio Edinger, Pablo Lopez Ortiz, Cartier Bresson, Robert Doisneau, Annie Leibovitz, David La Chapelle, Steve McCurry, Erwin Olaf e por aí vai...

3 – Há quanto tempo acompanha a revista? O que você pensa sobre as várias fases que ela teve no decorrer dos anos? Qual é a capa e a foto que mais lhe marcou nos 18 anos da revista?

Acompanho a revista há uns 10 anos. E começou por causa de uma capa da Isadora Ribeiro em que está molhada e com flores na frente dos seios. Não mostra nada, mas a sensualidade dela já revelava tudo! Por isso minhas capas preferidas ficam entre essa e a recente da Ana Saad.. As duas capas são simples, elegantes, altamente sexies e convidativas. Acho que a revista mantém seu público ao longo dos anos, mas agora com novos olhares, vem ampliando seguidores e admiradores. A idéia que se fazia da revista mudou e a nova idéia é bem melhor. Sei porque converso com amigos e fotógrafos.



Quanto a foto, a da Isadora, como te disse, me marcou. Mas gostei muito da Lucila Siclaco (novembro/2009). Ficou muito diferente do que costumamos vê-la! E eu achei lindo!



4 - Como foi participar do concurso? Como está sendo a repercussão desse trabalho? Teve feedback da modelo Mirian Pezente e da direção da revista?

Participar do concurso foi mesmo um divisor de águas pra mim. Pessoal e profissionalmente foi como lavar a alma. Tive diversos feedbacks de amigos fotógrafos e clientes que passaram a me ver com mais respeito e admiração. Mas a luta para ser aceita é diária e constante. Afinal, eu sempre procuro e sou o que é "diferente" do que se espera... A modelo adorou o trabalho! Ficou muito feliz quando descobriu a premiação! E sei que ela quer mais...rsrs


A modelo Mirian Pezente em clima country...

O feedback da revista também foi muito positivo,com relação ao meu ensaio. E minha premiação só ratifica isso. E justamente por esse fato, ainda espero uma oportunidade para continuar a fotografar para vocês!



5 - Como foi o processo de escolha da modelo? Enfrentou dificuldades para fazer o ensaio? Aconteceu algo inusitado no dia da realização das fotos?

Minha escolha foi baseada na sensualidade e vaidade da modelo. Não tive dificuldades em convencê-la, até porque expliquei corretamente os meus objetivos e como eu gostaria do ensaio. Antes, claro, conversei com ela para adequar as vontades. Não adianta fazer algo extremamente contra a vontade ou a personalidade de uma pessoa. Ainda mais fotos sensuais que precisam de entrega e confiança. Escolha feita e tema decidido, foi só adicionar um pouco de pimenta, ambição e superação ao ensaio.

A parte inicial mais complicada é que a modelo gosta de cavalos, mas não imaginava que, a fotógrafa apaixonada por eles, faria com que ela interagisse tanto com eles. Não sei se pela movimentação, ou pelo próprio teor sensual do ensaio, ela e eles no início ficaram um pouco agitados... Mas aproveitei e usei isso para inspirá-la, dizendo que a sensualidade dela estava agitando até os cavalos!! No final, a entrega foi tanta que pedi a ela para subir nua em pelo no dorso do cavalo e após as fotos ouvi dela que nunca havia se sentido tão em paz como deitada no dorso daquele belíssimo animal. É a entrega!

bastidores do ensaio da modelo Mirian Pezente...

6 – Na composição do ensaio, o olhar feminino influenciou mais nas fotos ou você preocupou-se somente em satisfazer o público da revista? Quais as diferenças que você vê em relação a ensaios de nudez feito por homens?

Não tem como não ter influência do olhar feminino... Sou mulher antes de ser fotógrafa. Isso me facilita na hora de criar o clima das fotos. Deixo a modelo a vontade, e por ser mulher também, tudo flui melhor. Mas também sei do que os homens gostam e tento então criar algo que agrade a todos! Acho que elas ficam mais a vontade, a conversa flui melhor apesar da extrema importância do foco final (que é o público masculino). Costumo fazer uma pré-direção com meu namorado, para avaliar que tipo de posição, ângulos e locação alcançariam melhor os desejos dos que vão ver as fotos. A presença de um homem pode comprometer ou apimentar um ensaio. Já fiz ensaio,em que o marido esteve presente em todos os momentos! Meu desejo são que minhas fotos sejam vistas por homens e mulheres. Que curtam juntos, apreciem e se inspirem...


Projeto "Peccato di Pelle"...

7 – Conte-nos um pouco sobre o projeto “Peccato di pelle” e afinal de contas, como é a “verdadeira beleza” feminina e o que é o pecado?

O projeto surgiu da vontade de mostrar a mulher despida de pudores que lhe foram impostos. Revelar a sensualidade escondida no dia a dia corrido. Libertar a beleza que vem quando a mulher, antes de tudo, se namora e se encanta com ela... Ela precisa reaprender a se seduzir, a se gostar. A mulher em toda sua essência é um pecado!! E como somos essencialmente cobertos de pele, quero que ela se dispa e se renda ao seu próprio pecado... Para isso, não importa quantos anos ou quilos, se é modelo ou não. Precisamos revelar o proibido. Seja para ela, para o marido, o namorado. Afinal, o proibido é o que não está totalmente exposto, é o difícil, o que negamos, mas queremos e imaginamos. Renda-se e entenda o que é o Peccato di Pelle!


Projeto "Peccato di Pelle"...

8 – Durante sua expedição pela Europa quais foram os momentos que mais lhe marcaram?

O contraste do mundo moderno e o velho mundo!! Encontrar no meio do caminho um pastor de ovelhas, um ferreiro, bebês, crianças, homens, mulheres e cavalos vestidos a caráter para a feira de Sevilla.



Alguns momentos da expedição pela Europa...

9 – Como é a relação entre fotografia e animais (principalmente cachorros e cavalos) e suas “Pin up’s” com a música / acessórios musicais?

Particularmente,sou contra a teoria que diz que um fotógrafo só pode ser bom em um segmento da fotografia. Fotografar é escrever com luz. Tudo é fotografia. Basta a capacidade para enxergar, além de apenas ver. E por tem infinitas possibilidades,não quero me limitar. Com isso,posso agregar minhas paixões para criar o inusitado. Eternizar momentos!!Assim se fez com o ensaio com cavalos para a sexy, e o projeto da Pin-Ups,que eu gostaria que tivesse se juntado ao Peccato di Pelle,afinal,instrumentos musicais e músicos sempre foram um fetiche.... Tudo isso,coroado com música!! É essencial e inspiradora para a alma!


Projetos "Anjo de quatro patas" e "Alma lusitana"...

Projeto "Fotos nada casuais"...

10 - Um tema bem comentado hoje em dia é o Photoshop. Até que ponto são necessários retoques? Como lida com este assunto?

Eu tento buscar a foto perfeita sempre. Nunca alcançada, pois caso contrário a busca terminaria... Acredito que não se deve perder uma boa foto, que por vezes, fica comprometida por detalhes. Aí, eu acredito e utilizo o Photoshop. Sou contra o uso indiscriminado que transforma a realidade de pessoas e lugares. Mas seu uso e o gosto por ele é pessoal e polêmico. Não entro no mérito. Minhas fotos tem muito pouco ou por vezes nada de Photoshop. Amanhã, posso pensar de outra forma, mas hoje é assim que ajo.

11 – Escolha uma Musa de SEXY e um cenário perfeito para um novo ensaio nu...

Vi uma bela modelo na Sexy,chamada Bia Grochoski. Pelos belos traços europeus,imaginei-a com trajes sevillanos,em um pitoresco vilarejo Espanhol.



E se você fosse a próxima Musa da revista, qual fotógrafo e cenário escolheria para o seu ensaio?

Agora, se eu fosse a próxima a ser fotografada escolheria certamente a praia e um cavalo lusitano. Convidaria a Fernanda Preto ou uma grande amiga, Carol Bustorff, para me fotografar. Mas a idéia que tenho para a revista, e acho que seria interessante e sexy, é a de eu e outra fotógrafa, sensualmente produzidas, fazendo fotos de uma modelo. Seria puro fetiche duas mulheres apontando grandes lentes para uma terceira. Seria uma espécie de grande making off sexy...Um 3 em 1 diferente de tudo!



12 - Quais são suas expectativas e ambições para o futuro? Gostaria de permanecer fotografando para a SEXY? Deixe, também, uma mensagem para os admiradores do seu trabalho.

Com certeza gostaria de continuar fotografando para a SEXY. Seria a realização de mais um sonho. Sei que posso acrescentar ao editorial e aprender com vocês! Quanto as ambições e expectativas, tenho um projeto de uma fotógrafa itinerante fazendo ensaios sensuais pelo mundo. Revelando mulheres nos 4 cantos. Seria uma expedição fotográfica sensual com custo relativamente baixo, pois poderia contar com os anunciantes como patrocinadores e traria para a revista uma diversidade de modelos, lugares e novas experiências!!! A idéia está lançada e eu sempre pronta!!rsrs

A todos os que gostam de mim e do meu trabalho, eu agradeço do fundo do coração. Sempre levo esse carinho na busca do meu melhor. Quero encantar, estimular e surpreender a todos. O olhar de vocês alimenta minha alma e incentiva meu espírito. Devo tudo que sou hoje, a pessoas que me são essenciais! E sem elas nada disso seria possível.



Agradecemos a participação da Flavia e torcemos para que permaneça no time de fotógrafos(as) da SEXY. Potencial e criatividade, para realizar ensaios inesquecíveis, ela tem de sobra! Não deixem de prestigiar a edição de março em que será publicado o ensaio integral da modelo Mirian Pezente que contou, ainda, com a ajuda da assistente Lília Marcondes.

Quem quiser conhecer melhor o trabalho dela basta acessar os seguintes endereços:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...